terça-feira, 30 de agosto de 2011

Fundamentos da elaboração do planejamento


Fundamentos  da elaboração do planejamento
                     
A elaboração do planejamento “é o processo mental,precede na ação e reporta-se  a um real ‘não mental’, mas é relativo a uma situação desejada, um real construído mentalmente” (Carvalho e Diogo,1994:13). Da- se tendo como  referencia as as  tres dimensoes  da ação  humana consciente e intencional: realidade, finalidade,e plano de ação mediadora.
A cada uma dessas dimensoes do planejamento ,corresponde respectivamente, um tipo de atividade reflexiva: realidade como cognoscitiva, finalidade como teleológica, plano de mediação como projetivo-mediadora.
Realidade:
Planejar é tentar intervir no  vir a ser ,antever,amarrar ao nosso  desejo os acontecimentos  no tempo futuro. Para isto, é preciso conhecer o campo que se quer intervir , sua estrutura e funcionamento. Refere- se ao conhecimento da realidade,falamos  de uma visão de sujeito ou grupo,que é, por tanto , sempre uma construção.
A atividade reflexiva característica desta dimensao, é a cognoscitiva. Refare- se á reflexao sobre uma realidade presente,que se pretende conhecer.tem como resultado a produção de conhecimentos(informações que articulam em saberes, conceitos, hipóteses, teorias, leis).
Finalidade:
Esta dimensao corresponde a busca do fim,á explicitação da intencionalidade, ao sentido a ser dado á ação, ao estado futuro de coisas á uma orientação geral,á direção para transformar o que é naquilo que deve ser :qual o horizonte qual a utopia, o que se deseja mais profundamente. A finalidade deve ser aberta, um projeto dinâmico, que vai se configurando pela interação com a própria realidade.
Aqui, a atividade reflexiva característica é a teleológica,que se refere a um estado futuro, portanto ainda inexistente. É a contrucao de representações mentais sobre o que se desejarata- se da intencionalidade,do alcansar vôo, antever, projetar oou explicitar finalidades.
Plano de mediação:
É a previsão das ações, do movimento, da sequencia de operações a serem realizadas para a transformação da realidade. Dimensão  mais operacional, de criação de alternativas concretas de mudança, onde se elabora im plano de intervenção.
A atividade reflexiva projetivo- mediadora é característica desta dimensão. São idéias que tem a função de poder representar prefiguradamente uma ação a fazer. Trata-se de buscar construir a imagem mental do caminho a ser seguido, ser capaz de visualizar o movimento na situação futura: como ocupar o tempo, o espaço e os recursos. Tem como resultado o projeto, a produção de propostas de atividades, enfim, o plano a ser assumido.
Dialética entre as dimensões :
A relação entre estas três dimensões é dialética, o que significa dizer que uma supõe,nega e supera as demais. Há  por exemplo, uma unidade indisssoluvel entre realidade e finalidade: primeiro, a existência da finalidade remete ao conhecimento da realidade para que o fim possa se realizar,mas também tem sua gênese numa necessidade advinha desta realidade,segundo a finalidade é de certa forma a negação ideal da realidade que se quer transformar

Nenhum comentário:

Postar um comentário